Guia de Turismo de Lagos

Dicas e Informação Essencial para Planear as suas Férias

Vista de Lagos, Algarve, Portugal

Lagos tem algumas das mais belas praias de Portugal (e do mundo!) e é por isso um dos destinos turísticos mais procurados do país. As suas formações rochosas e falésias douradas esculpidas pela natureza são das imagens mais reconhecidas do Algarve e muito partilhadas nas redes sociais. Situa-se perto do extremo sudoeste do continente europeu, que na antiguidade era considerado o limite do mundo conhecido, ou o “fim do mundo”. A história e a extraordinária beleza natural da costa, juntamente com o ambiente descontraído da cidade, fazem de Lagos um destino imperdível a que se quer sempre regressar.

Qual a melhor altura para visitar Lagos?

Com verões quentes e temperaturas amenas nas outras estações, Lagos é um destino para qualquer altura do ano. No verão, as temperaturas podem atingir os 35 graus, mas as noites são geralmente mais frescas e agradáveis. Os meses de primavera e outono costumam ser bastante ensolarados, com poucos dias de chuva. Aliás, o Algarve tem mais de 3.000 horas de sol por ano, por isso dificilmente estará na cidade num dia em que chove o dia inteiro. Os bons dias de praia começam logo em maio e terminam só em outubro. No resto do ano, aproveite para conhecer as principais atrações culturais e naturais da cidade.

Lagos, Algarve, Portugal

Quantos dias devo ficar em Lagos?


Lagos é um excelente destino para umas férias prolongadas no verão. Se está a fazer uma viagem por Portugal ou a explorar a região do Algarve, dedique pelo menos dois dias a Lagos, o que permite conhecer as principais atrações culturais e explorar a costa com as suas belas praias. No entanto, se procura um destino para relaxar ao sol e na praia durante alguns dias, não se vai fartar se ficar uma ou mais semanas. Assim, poderá conhecer uma praia diferente todos os dias e também dar uns passeios pela região, como, por exemplo, até ao promontório de Sagres, ao castelo de Silves e a outros destinos no litoral ou no interior. Aliás, dada a sua localização, Lagos é o ponto de partida ideal para explorar o Barlavento Algarvio.

Lagos Church

O Que Precisa Saber Sobre Lagos



É uma das cidades mais históricas de Portugal

Originalmente uma povoação celta chamada Lacóbriga, a cidade de Lagos prosperou durante a ocupação romana e foi também uma importante cidade moura antes de se tornar parte do reino de Portugal no século XIII. Teve um papel significativo na época das grandes navegações portuguesas, depois do Infante D. Henrique ter fixado residência na cidade e iniciado as viagens de exploração marítima, culminando com o navegador local Gil Eanes a dobrar o Cabo Bojador em 1434. Este feito histórico abriu caminho a outros exploradores, como Vasco da Gama, que anos mais tarde descobriu o caminho marítimo para a Índia, iniciando assim a era moderna do comércio intercontinental.

Teve o primeiro mercado de escravos africanos na Europa

No início, as novas rotas marítimas serviam principalmente para o comércio de especiarias, mas à medida que os navegadores portugueses passavam pela costa da África, iam participando também no comércio de escravos, estabelecendo em Lagos o primeiro mercado de escravos africanos na Europa. De Portugal, os africanos eram enviados para o Brasil ou comercializados para os impérios britânico, espanhol, francês ou holandês. O edifício do mercado é hoje um pequeno museu que conta esta história e serve de "centro internacional de memória viva da dignidade humana".

Foi devastada pelo grande terramoto de 1755

O “Grande Terramoto” de 1755 destruiu grande parte do sul de Portugal, incluindo Lagos, por isso esta é sobretudo uma cidade dos finais do século XVIII. As suas igrejas e outros edifícios foram reconstruídos ou restaurados, e refletem o estilo barroco dessa época. O monumento mais impressionante é a Igreja de Santo António, com um interior de 1769 revestido de talha dourada.

É um destino para todos

Lagos é o destino perfeito para todo o tipo de turistas: mochileiros, famílias com crianças, casais de todas as orientações sexuais e pessoas de todas as idades. Aqui há praias para todos os gostos e estilos, e uma variedade de atividades e atrações turísticas para quem procura misturar cultura, aventura, sol e praia.

Tem uma vida noturna animada

O centro histórico de Lagos, em grande parte pedonal, está repleto de restaurantes e bares com esplanada abertos até tarde. Este não é um destino para grandes festas como é Albufeira, mas não deixa de oferecer muita animação e de ser uma cidade onde se aproveita bem as noites quentes do verão.

É preciso reservar com antecedência

Lagos não é uma cidade grande e, embora tenha uma oferta considerável de alojamento, tudo costuma esgotar bem cedo para a época alta. Se planeia uma visita entre junho e setembro, convém reservar com bastante antecedência. Consulte preços e disponibilidade aqui: Hotéis, Apartamentos e Hostels em Lagos

Lagos, Algarve

Posto de Turismo Oficial de Lagos

Tudo o que precisa saber sobre Lagos, incluindo como planear bem as suas férias, encontra-se neste site. Este é um guia independente, não associado a ou patrocinado por qualquer instituição ou organização local, oferecendo por isso informação isenta e detalhada. No entanto, para esclarecer quaisquer dúvidas quando estiver em Lagos, passe pelo posto de turismo oficial, que se situa no centro da cidade, na Praça Gil Eanes. Este disponibiliza informação não apenas sobre Lagos, mas também de toda a região do Algarve.