Lagos tem algumas das mais belas praias de Portugal e até mesmo da Europa! Imagens destas praias promovem o turismo do país e são muito partilhadas nas redes sociais. Desde pequenas enseadas a extensos areais, a maioria fica a uma curta distância a pé do centro da cidade. Abaixo damos a conhecer as praias oficiais, mas encontrará outras acessíveis apenas pelo mar, num passeio de barco (veja os passeios disponíveis).
Recomenda-se uma caminhada sobre as falésias desde a Praia do Pinhão até à Ponta da Piedade. Demora cerca de 30 minutos, oferecendo vistas magníficas ao longo do caminho, sobretudo sobre a Praia do Camilo e a Praia da Dona Ana. Da Ponta da Piedade também se pode caminhar até à Praia de Porto de Mós. Se não tiver carro e não quiser ir a pé para as praias mais afastadas do centro, apanhe um autocarro da rede urbana “A Onda”. O número 2 passa pelas praias entre a Meia Praia e Porto de Mós, enquanto o número 4 pára na Praia da Luz.
Há praias para todos os gostos, incluindo para famílias com crianças, surfistas, pessoas com mobilidade reduzida, naturistas, e casais de todas as orientações sexuais. As temperaturas costumam estar suficientemente altas para banhos entre maio e meados de outubro, mas o final de junho e o início de setembro talvez sejam as melhores alturas. Isto porque muitas das praias no centro ficam lotadas em julho e agosto. Surpreendentemente, a água é fria durante a maior parte do ano. Afinal de contas, estamos no Atlântico, não no Mediterrâneo.
- Praia da Dona Ana
- Praia do Camilo
- Meia Praia
- Praia da Batata
- Praia dos Estudantes
- Praia do Pinhão
- Praia dos Pinheiros
- Praia do Porto de Mós
- Praia do Canavial
- Praia da Luz
Esta é uma das praias mais famosas do Algarve, devido às suas espectaculares falésias douradas, que oferecem vistas magníficas do topo além de proteção do vento. Fica a cerca de 15 minutos a pé do centro histórico.
Onde Ficar: Carvi Beach Hotel
Veja o guia da Praia da Dona Ana.
O acesso a esta praia é feito através de uma escadaria de madeira, onde todos param para tirar selfies. Oferece a vista perfeita sobre as diferentes formações rochosas e as águas geralmente calmas e cristalinas. É uma praia para mergulhos com snorkel, mas não tanto para quem procura paz e sossego, pois costuma ficar lotada nos meses de verão. Ainda assim, nenhuma visita a Lagos deve terminar sem uma visita a esta praia deslumbrante, nem que seja apenas para fotografar e apreciar a vista. Fica a cerca de 20 minutos a pé do centro da cidade.
Onde Ficar: Cascade Wellness Resort
Veja o guia da Praia do Camilo.
Esta é a maior praia de Lagos, com um areal que se estende por mais de quatro quilómetros. Com as suas dunas a perder de vista, oferece espaço para todos, mesmo na época alta. Embora não tenha as pitorescas falésias e formações rochosas das outras praias da cidade, destaca-se por ser acessível a pessoas com mobilidade reduzida, por ser adequada para desportos aquáticos e pela quase deserta extremidade nascente onde muitos acabam por apanhar sol sem o fato de banho. Fica a uma curta distância a pé da estação de comboios e tem bastante estacionamento.
Onde Ficar: Iberostar Selection Lagos
Veja o guia da Meia Praia.
Esta pequena praia fica ao lado do Forte da Ponta da Bandeira, mesmo no centro da cidade, e é por isso das mais frequentadas. Muitos dos passeios de caiaque pela costa partem daqui. As falésias abrigam-na do vento e separam-na da vizinha Praia dos Estudantes, acessível através de um túnel.
Onde Ficar: Lagos Avenida Hotel
Veja o guia da Praia da Batata.
É uma praia pequena, mas a localização central e o seu emblemático arco fizeram dela uma das mais conhecidas de Lagos. Enquanto uns posam para a fotografia com o arco como pano de fundo, outros tentam encontrar espaço para estender a toalha, já que, tal como a vizinha Praia da Batata, costuma ficar lotada no verão.
Onde Ficar: Aqualuz Lagos Hotel & Apartments
Veja o guia da Praia dos Estudantes.
Falésias separam esta praia da Praia dos Estudantes a leste e da Praia da Dona Ana a oeste. Uma longa escadaria conduz ao areal e oferece uma vista sobre as praias.
Onde Ficar: Lagos City Center Guest House & Hostel
Veja o guia da Praia do Pinhão.
Esta belíssima praia é o segredo mais bem guardado de Lagos. Embora se localize aproximadamente a meio caminho entre a atração turística mais visitada da cidade (a Ponta da Piedade) e a famosa Praia do Camilo, fica escondida entre falésias e não existe qualquer tipo de indicação. Há que encontrar um trilho e descer com cuidado, mas o esforço é compensado pela beleza extraordinária. O mar costuma estar calmo e as falésias protegem do vento. O cenário selvagem atrai adeptos de naturismo, sendo por isso uma praia naturista não oficial.
Onde Ficar: Villas D. Dinis
Veja o guia da Praia dos Pinheiros.
Fica afastada do centro, fazendo com que seja mais frequentada por quem vive nos arredores do que por turistas. Muitos dos visitantes são surfistas, pois é aqui que se apanham as melhores ondas em Lagos. É a segunda maior praia da cidade, estendendo-se por mais de um quilómetro, garantindo espaço para todos, mesmo nos meses de julho e agosto. É preciso caminhar cerca de meia hora a partir do centro de Lagos para aqui chegar, ou apanhar um autocarro. Vindo de carro, tem-se a conveniência de um grande parque de estacionamento.
Onde Ficar: Belmar Spa & Beach Resort
Veja o guia da Praia de Porto de Mós.
Outrora uma praia “secreta”, é cada vez mais frequentada, mas ainda requer algum esforço para encontrá-la. Devido ao acesso difícil, atrai principalmente jovens e é uma praia onde o naturismo é habitual e a preferida da comunidade LGBT.
Onde Ficar: Canavial I & II Apartamentos
Veja o guia da Praia do Canavial.
A vila da Luz fica a sete quilómetros de Lagos e é um destino de férias muito procurado, sobretudo por famílias. O casario branco fica virado para a praia no lado poente, enquanto no lado nascente vê-se uma alta e íngreme falésia. Há chapéus de sol e espreguiçadeiras para alugar nos meses de verão e uma boa oferta de restaurantes.
Onde Ficar: Baia da Luz Resort
Veja o guia da Praia da Luz.
Praias mais bonitas: Praia da Dona Ana, Praia do Camilo, Praia dos Pinheiros
Praias mais centrais: Praia da Batata, Praia dos Estudantes, Praia do Pinhão
Praias Românticas: Praia do Camilo, Praia da Dona Ana, Praia dos Pinheiros
Praias Naturistas: Praia dos Pinheiros, Praia do Canavial, Meia Praia (lado nascente)
Praias para Famílias: Meia Praia (lado poente), Praia da Luz
Praias para Desportos Aquáticos: Praia do Porto de Mós
LGBT-Friendly: Praia do Canavial, Praia dos Pinheiros, Meia Praia (lado nascente)
Outras praias perto de Lagos
A leste de Lagos fica Alvor, que tem uma costa semelhante, caracterizada por formações rochosas. Esta costa é separada de Lagos pelo estuário do Rio Alvor, e a viagem de carro demora cerca de 30 minutos, pois tem de se contornar o estuário. Alvor pertence ao município de Portimão, que tem algumas das praias mais populares do Algarve, como a Praia da Rocha.
Já a costa a oeste é muito mais selvagem e quase deserta, mesmo na época alta. Isto porque costuma ser ventosa e as suas ondas mais adequadas para surfar do que para banhos. Ainda assim, tem excelentes praias para famílias junto a pequenas povoações e em Sagres, como as do Burgau, Salema e Martinhal. Também não muito longe fica a costa oeste do Algarve, conhecida como Costa Vicentina. Aqui há praias magníficas, frequentadas quase exclusivamente por surfistas e naturistas.