Passeio de Lagos a Silves

Como ir para Silves a partir de Lagos e o que visitar num passeio de um dia


Silves, Portugal

Embora Sagres seja o destino mais frequente para um passeio a partir de Lagos, Silves também merece uma visita. Situa-se afastada do litoral e do centro da região, mas esta pacata cidade chegou a ser a capital do Algarve. Isto porque tem uma posição estratégica, elevada sobre o rio Arade, que os mouros usavam para o transporte de mercadorias. Foi a grande e rica cidade moura do al-Gharb, mas o único vestígio dessa época é o enorme castelo avermelhado. Este é o castelo mais bem preservado do Algarve e um dos monumentos históricos mais importantes da região.

Tal como Lagos e praticamente todo o Algarve, Silves ficou quase totalmente destruída no terramoto de 1755, pelo que, à excepção do castelo, não existe uma construção anterior ao século XVIII que tenha sobrevivido intacto. A gótica tem elementos do século XIII, mas é sobretudo uma obra do século XVIII. Para saber como era a cidade nos seus tempos áureos, não deixe de visitar o pequeno Museu Municipal de Arqueologia.

Nas tranquilas ruas empedradas encontram-se outras pequenas igrejas e monumentos, e restaurantes e cafés com esplanada, perfeitos para uma pausa depois de uma visita ao castelo. É possível visitar tudo em poucas horas, sendo o destino perfeito para conhecer um lado diferente do Algarve, longe das praias e das multidões.

Como chegar a Silves a partir de Lagos

De carro: Silves fica a cerca de 30 minutos de Lagos. Pode apanhar a A22 (com portagens) ou a N125 em direção a Lagoa e depois a N124 para Silves. Nem sempre é fácil encontrar estacionamento no centro, mas afastando-se um pouco já não será tão difícil. Onde quer que estacione, nunca estará muito longe das atrações turísticas.

De transportes públicos: A única opção a partir de Lagos é o comboio, uma vez que não há autocarros diretos. A viagem entre as duas cidades demora cerca de 40 minutos e há oito ligações por dia (consulte os horários no site da CP). Os bilhetes são adquiridos nas estações. A estação ferroviária de Lagos situa-se junto à marina, a uma curta distância do centro histórico, mas a estação de Silves fica a 2 quilómetros do centro, pelo que ao chegar terá de caminhar cerca de 25 minutos por uma estrada com pouco espaço para peões. Existe um autocarro que faz a ligação entre a estação e o centro da cidade, mas circula muito poucas vezes ao dia e os horários não são compatíveis com os da chegada dos comboios de Lagos. A única forma de evitar a caminhada é apanhar um táxi, embora nem sempre se encontre um junto à estação (custará à volta de 5€).