O Que Ver e Fazer em Lagos

O centro histórico e monumentos a visitar em Lagos


Castelo de Lagos

Lagos é uma das cidades históricas mais animadas de Portugal e tem algumas das melhores praias do país. No século XV, foi onde o Infante D. Henrique fixou residência e impulsionou a era das grandes navegações. Daqui, partiram muitas das caravelas que mapearam a costa de África, na esperança de encontrar uma rota marítima para o Oriente. Uma estátua do infante encontra-se hoje virada para o porto, numa praça onde ainda se pode ver o primeiro mercado de escravos africanos na Europa. Muitos dos escravos que aqui chegaram, para serem vendidos a outros impérios europeus ou enviados para o Brasil, vinham da atual Nigéria, cuja capital foi batizada pelos portugueses com o nome de Lagos.

Praça Luís de Camões, Lagos

Praça Luís de Camões, Lagos

Uma parte das antigas muralhas da cidade (originalmente construídas pelos romanos e depois reforçadas pelos mouros e posteriormente pelos governadores do Algarve no século XVI) permanece intacta, mas quase todos os monumentos da cidade são reconstruções ou restauros do século XVIII, após o devastador terramoto de 1755. Entre as muralhas encontram-se ruas pedonais com esplanadas, comércio, e igrejas barrocas caiadas de branco. À beira-mar fica o Forte da Ponta da Bandeira, construído no século XVII e sobrevivente do terramoto. Hoje, o seu interior apresenta uma pequena exposição sobre a história de Lagos e os Descobrimentos portugueses. Este monumento fica perto de várias praias, que são a principal atração da cidade. Todas têm areia fina e muitas apresentam um cenário com algumas das mais belas formações rochosas da Europa. Um passeio de barco por esta costa, explorando as grutas e enseadas, é muito recomendado, pois, para muitos, é a experiência mais inesquecível em Lagos.

Outra atividade que não deve perder é um passeio a pé pelo bonito centro histórico, admirando a arquitetura com azulejos e ferro forjado. Numa das pequenas praças, a Praça Gil Eanes, fica o posto de turismo. O destaque, porém, vai para a Igreja de Santo António, com o seu rico interior em talha dourada.

Praia do Pinhão no centro de Lagos, Portugal

Praia do Pinhão, Lagos

Todas as atrações culturais podem ser visitadas numa manhã ou numa tarde. Recomenda-se que dedique a manhã aos monumentos e termine o dia nas praias do centro – a Praia da Batata, a Praia dos Estudantes e a Praia do Pinhão. Noutro dia, passe algumas horas ao sol na Praia do Camilo e a fotografar a paisagem na Ponta da Piedade, ou então faça um passeio de barco ou de caiaque. Se for adepto de naturismo não deixe de ir à Praia dos Pinheiros, entre a Praia do Camilo e a Ponta da Piedade. Num terceiro dia, relaxe na Praia da Dona Ana e não deixe Lagos sem antes visitar a Meia Praia, a maior praia da cidade.

Recomenda-se ainda um passeio a Sagres, o ponto mais a sudoeste da Europa, e, caso ainda lhe sobre tempo, aproveite para visitar o castelo mais bem preservado do Algarve, em Silves. Pode também surfar na praia de Porto de Mós ou conhecer a Praia da Luz.

Praça Infante D. Henrique, a praça principal de Lagos, Portugal

Praça Infante D. Henrique, Lagos

Numa viagem em família, leve os miúdos ao Jardim Zoológico de Lagos (pode adquirir os bilhetes aqui: Bilhete para o Jardim Zoológico de Lagos) ou ao parque aquático Slide & Splash, que fica a cerca de meia hora da cidade.

Por fim, aproveite os muitos passeios e cruzeiros disponíveis em Lagos e arredores. Alguns vão até algumas das atrações mais emblemáticas do Algarve, incluindo as famosas grutas. Consulte todas as opções aqui: Passeios de Barco em Lagos