As 10 Grandes Atrações Turísticas em Lagos

O Que Deve Visitar em Lagos


    Ponta da Piedade, Lagos

  • Ponta da Piedade
  • Este promontório com magníficas formações rochosas é uma das grandes atrações do Algarve e por isso o lugar mais visitado de Lagos. Do topo das falésias ou ao nível do mar (descendo uma longa escadaria), as vistas desta maravilha da natureza, esculpida ao longo de milhares de anos pelo vento e pelas ondas, são deslumbrantes. Os que querem aproximar-se ainda mais das formações rochosas, podem dar um passeio de barco ou de caiaque, passando também por pequenas enseadas e grutas escondidas, apenas acessíveis por mar. Este é também um local perfeito para apreciar o pôr do sol, quando a luz torna as falésias ainda mais douradas.

    Para mais informações, consulte o guia da Ponta da Piedade.


    Praia da Dona Ana, Lagos

  • Praia da Dona Ana
  • Uma das praias mais famosas de Portugal, destaca-se pelas suas rochas douradas, altas falésias e águas normalmente calmas e límpidas. As falésias abrigam-na dos ventos e das correntes, sendo por isso boa para banhos e mergulhos com snorkel. Há belas vistas do topo das falésias, tanto a norte como a sul.

    Para mais informações, consulte o guia da Praia da Dona Ana.


    Praia do Camilo, Lagos

  • Praia do Camilo
  • A praia mais bonita de Lagos encontra-se escondida entre falésias íngremes, mas uma longa escadaria de madeira facilita o acesso ao areal. Ao descer, muitos param para fotografar, pois a vista sobre o mar cristalino e as formações rochosas parece um autêntico postal ilustrado. A praia divide-se em duas partes, separadas por uma falésia mas ligadas por um túnel. As águas limpas, rasas e geralmente calmas são excelentes para mergulhos com snorkel.

    Para mais informações, consulte o guia da Praia do Camilo.


    Igreja de Santo António, Lagos

  • Igreja de Santo António e Museu de Lagos
  • A singela fachada desta igreja esconde um interior bastante rico, onde se pode admirar um dos melhores exemplos de talha dourada em Portugal, painéis de azulejos barrocos e um belo teto pintado. A antiga sacristia é ocupada por um museu dedicado à arte e cultura de Lagos, com uma coleção de peças que remontam a milhares de anos (desde monólitos a mosaicos romanos e azulejos) e contam a história da cidade desde os celtas e fenícios até ao século XX.

    Para mais informações, consulte o guia da Igreja de Santo António e Museu de Lagos.


    Mercado de Escravos, Lagos

  • Mercado de Escravos
  • Quando o Infante D. Henrique mandou mapear a costa de África na esperança de encontrar uma rota marítima para o Oriente, acabou por iniciar a era da expansão europeia e o comércio intercontinental. No início, comercializava-se especiarias, seda e ouro, mas após a colonização das Américas, os europeus perceberam que o comércio de escravos também seria lucrativo. Os primeiros escravos africanos chegaram a Lagos em 1444 e aqui eram vendidos a outros impérios europeus ou enviados para o Brasil. O edifício onde eram comercializados é hoje um pequeno museu, com uma exposição que explica as rotas do tráfico de escravos, as condições desumanas em que estes eram transportados e a crescente importância de Lagos como porto marítimo.

    Para mais informações, consulte o guia do Mercado de Escravos.


    Meia Praia, Lagos

  • Meia Praia
  • A maior praia de Lagos tem uma extensão de mais de quatro quilómetros. O lado poente, mais próximo do centro da cidade, costuma ficar lotado, mas o lado nascente é mais tranquilo e praticamente deserto, sendo até por vezes transformado em praia naturista. Oferece uma vista panorâmica da cidade e da costa, e tem vários bares e restaurantes. Dependendo das marés, o mar pode estar perfeitamente calmo num dia, e no seguinte ter ondulação e condições para surf.

    Para mais informações, consulte o guia da Meia Praia.


    Praia dos Estudantes, Lagos

  • Praia dos Estudantes
  • Esta praia destaca-se por um muito fotografado arco que liga dois penedos, atraindo muitos turistas. A localização central também ajuda, assim como as águas geralmente calmas. É uma praia bem pequena, não permitindo grande distanciamento entre banhistas, mas a paisagem justifica a visita.

    Para mais informações, consulte o guia da Praia dos Estudantes.


    Forte da Ponta da Bandeira, Lagos

  • Forte da Ponta da Bandeira
  • O porto de Lagos era defendido por dois grandes fortes nos séculos XVI e XVII, e este era um deles. O outro foi totalmente destruído pelo grande terramoto de 1755, mas este foi restaurado após a catástrofe. Conserva uma pequena capela revestida a azulejos do século XVII e alberga exposições temporárias e permanentes relacionadas com a história de Lagos. Do topo do monumento pode-se admirar uma vista das praias vizinhas.

    Para mais informações, consulte o guia do Forte da Ponta da Bandeira.


    Castelo de Lagos

  • Castelo de Lagos
  • Quando Lagos se tornou a capital do Algarve, foi construído um castelo como residência do governador. Este ficava colado às muralhas da cidade, cujas origens remontam à época romana, e era defendido pelo Forte da Ponta da Bandeira, que se encontra mesmo em frente. Atualmente, apenas uma pequena parte das muralhas e do castelo sobrevivem. As muralhas têm sido restauradas ao longo dos anos e uma passagem entre duas torres de vigia, conhecida como “Porta de São Gonçalo”, é agora uma das entradas para o centro histórico. O que resta do castelo foi transformado em hospital e não se encontra aberto ao público. No entanto, do exterior pode-se admirar uma curiosa janela manuelina. Diz-se que foi desta janela que o rei D. Sebastião fez o seu último comunicado em 1578, antes de se juntar às tropas portuguesas, espanholas, alemãs e holandesas numa desastrosa cruzada ao Norte de África (acabou morto em Alcácer Quibir, em Marrocos). No jardim junto às muralhas encontra-se uma estátua de Gil Eanes, o explorador de Lagos que foi o primeiro europeu a navegar além do Cabo Bojador, um passo importante para a descoberta da rota marítima para o Oriente.


    Sagres, Portugal

  • Passeio a Sagres
  • “Sacrum” ou “sagrado” para os romanos, Sagres, o ponto mais a sudoeste da Europa, situa-se a oeste de Lagos. Chegou a ser considerado o limite do planeta Terra ou “o fim do mundo”, e ainda transmite essa sensação no presente. Uma visita a Lagos não pode terminar sem um passeio a Sagres, para visitar a fortaleza do Infante D. Henrique e as praias selvagens, e terminar o dia com uma inesquecível vista do pôr do sol do topo das falésias.

    Veja como fazer um passeio a Sagres.


Outras Atrações em Lagos


Silves, Portugal

Passeio a Silves

O maior e mais bem preservado castelo do Algarve situa-se em Silves, a norte de Lagos. Data de quando Silves era a capital da região e uma rica cidade moura. Fica a cerca de meia hora de Lagos e é o destino perfeito para quem procura fazer uma pausa do litoral e da praia, e explorar o interior da região.

Veja como fazer um passeio a Silves.


Igreja de Santa Maria, Lagos

Igreja de Santa Maria

Foi concluída em 1498, mas como quase todos os edifícios de Lagos e do Algarve, ruiu no terramoto de 1755. Grande parte foi reconstruída, mas acabou por ser novamente destruída, desta vez num incêndio. Mantém apenas um portal renascentista, sendo o restante o resultado de uma reconstrução em finais do século XIX. Por estas razões, o interior não é tão rico quanto o da Igreja de Santo António, mas não deixa de merecer uma visita, antes ou depois de visitar o Mercado de Escravos, que se encontra mesmo em frente. É aqui que se celebra a maioria das missas em Lagos, atraindo muitos locais nas manhãs de domingo.